sexta-feira, 13 de julho de 2012

Receita do Bolo Moka...

Gente, como sou relaxada (era assim que minha mãe nos chamava quando esquecíamos ou tinhamos preguiça de fazer alguma coisa. Claro que da boca dela essa palavra saía em tom bem agresivo, porque minha mãe não alisava!). Já está com mais de dois anos que postei aqui o Bolo Moka que eu e meu marido fizemos em comemoração ao aniversário do meu pequeno e até hoje não publiquei a receita dele aqui...


Vez em quando chega um e-mail para mim pedindo a receita dele... Decidi, então, pregar um anote&cole na tela do micro para não esquecer de procurar a receita no fundo do meu baú, e foi assim que consegui fazer esse post.

Aí está a receita

Bolo Moka

Ingredientes:
Massa:
4 xícaras (chá) de açúcar;
5 xícaras (chá) de farinha de trigo;
2 xícaras (chá) de leite;
40 gramas de manteiga;
2 colheres de fermento;
8 ovos
Cobertura/recheio
200 gramas de manteiga;
25 gramas de açúcar refinado;
2 colheres de Nescau;
Castanha do Pará

Preparo
Massa:
Bata a manteiga e o açúcar até ficar cremoso. Junte as gemas e depois vá acrescentando o leite e a farinha de trigo. Por último as claras em neve.
Separe essa massa em duas partes iguais e coloque em uma delas 5 colheres de Nescau.
Em uma forma intercale uma colher de massa branca e outra de Nescau.
Recheio:
Bata bem o açúcar e a manteiga, depois junte o Nescau. Cubra o bolo e salpique as castanhas

A  receita é esta aí, exatamente como recebi da amiga de meu marido. Foi esta que fiz e é a única que, por enquanto, tenho. Mas tenho algumas observações a fazer...

Primeiro, fica um bolo bem grande (eu achei). Para quem quer, por enquanto, se aventurar, é bem arriscado, mas vale a pena;
Segundo, ele fica um pouco doce, acho bom maneirar no açúcar;
Terceiro, triturei levemente as castanhas, deixando alguns pedaços grandes e as coloquei no forno para dourar e secar um pouco;
Quarto, se quiser, pode usar outra receita para o bolo, alguma que já tenha feito e goste muito, aproveitando desta minha, só a dica da cobertura e recheio. 
Quinto e último, quero saber como foi sua experiência. Se possível, mande fotos, que, se quiser, eu publico aqui. E se tiver alguma dica para que o bolo fique melhor, pode mandar também.

Abraços!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...